Fístula Perianal

Fístula perianal

A fístula perianal é uma doença ainda pouco conhecida entre as pessoas e acomete cerca de 0,01% da população.

Ela é definida como um túnel infectado entre a pele e o ânus e ocorre, em grande parte das vezes, após um abscesso perianal.

Para saber mais sobre a fístula perianal, acompanhe o post logo abaixo:

O que causa a fístula perianal?

A fístula anal se forma em decorrêcia da obstrução do óstio de saíde de uma glândula anal que produz um muco. Caso esse conteúdo não for eliminado, por já ser um local naturalmente contaminado por fezes, o acúmulo presente também se infecta e gera o abscesso
Caso essa secreção purulenta não seja drenada, o abscesso pode se comunicar entre a região ntera do canal anal até o escroto ou a vulva, formando a fístula perianal.

É possível afirmar que apenas 50% dos abscessos irão dar origem às fístulas, o que significa que não é possível prever quando ele irá evoluir para uma fístula perianal.

Além disso, a fístula pode ter outras causas, como Doença de Crohn, que precisa ser investigado e avaliado por um profissional, pois pode haver casos de fístulas múltiplas, recidivantes ou complexas.

Além disso, as fístulas já formadas podem dar origem a novas infecções e formação de novos abscessos.

Sintomas da fístula perianal

Entre os sintomas da fístula perianal se destacam eliminação de secreção purulenta, dor, vermelhidão e outros sintomas como febre, prostração e cansaço.

Como não existem medicamentos que realizem a cicatrização da fístula perianal, o tratamento é cirúrgico e somente por meio dela é possível fechar o canal de comunicação da fístula.

A forma que a cirurgia será feita irá depender da classificação da fístula.

Procure um profissional especializado

Diante de todas essas informações acerca das fístulas perianais, vale ressaltar a importância de consultar um médico especializado.

Assim, o tratamento é feito de forma adequada e de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente.

×