Câncer do Ânus
Câncer do ânus: principais dúvidas sobre o assunto
O câncer do ânus se localiza na região do canal e bordas baixas do ânus e tem uma incidência de apenas 1 a 2% da população.
Apesar de ser mais raro que os outros tipos de câncer intestinal, conhecer sobre o assunto e saber as medidas de prevenção é fundamental para evitar seu desenvolvimento. Por isso, confira o post a seguir:
Quais os principais fatores de risco do câncer anal?
O câncer do ânus se desenvolve de forma multifatorial, mas entre os fatores de risco, podemos destacar:
● Determinadas infecções, principalmente as causadas por doenças como HIV e HPV.
● Infecções sexualmente transmissíveis (IST).
● Sexo anal.
● Tabagismo.
● Histórico de alguma doença na região anal, como fístula anal crônica – consiste em uma ligação anormal entre a superfície do canal anal e o tecido ao redor do ânus.
● Pacientes com imunidade muito baixa que tenham passado por transplantes de rim ou coração.
● Condições precárias de higiene do ânus e irritação na região.
Principais sintomas sintomas do câncer anal
Os sintomas do câncer anal se assemelham aos sintomas do câncer intestinal, sendo alteração do trânsito intestinal, sangramento no ânus, coceira, ardor, muco nas fezes, incontinência anal e feridas na região são sinais de extrema alerta para a doença.
Como é feito o diagnóstico do câncer anal?
A princípio, realiza-se o exame de toque e caso seja detectada alguma alteração, é feita a anuscopia e a proctoscopia. Após a realização da biópsia do tecido suspeito, tem-se a confirmação da doença.
Após o diagnóstico, outros exames tornam-se necessários, como tomografia e ressonância, para mais detalhes do tumor, como a sua extensão.
Tratamento do câncer anal
A conduta estabelecida para tratamento irá depender do estágio em que a doença se encontra. Por isso é preciso realizar uma avaliação detalhada, podendo ser optado por tratamento clínico ou cirúrgico, ou uma combinação dos dois.