Câncer de Cólon
Câncer de cólon
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que cerca de 36.360 casos de câncer de cólon no último ano, sendo 18.980 mulheres e 17.380 homens. Ainda, de acordo com o Instituto, cerca de 15 mil morrem da doença no Brasil.
Pelo fato de sua origem estar relacionada com estilo de vida e alimentação saudável, o processo de desenvolvimento e industrialização, com a oferta de alimentos com baixo valor nutritivo e pouca fibra, acabou aumentando a incidência do câncer de cólon no país.
Fique atento aos fatores de risco do câncer de cólon
A melhor maneira de evitar o desenvolvimento do câncer de cólon é adotando algumas medidas preventivas, como alimentação com alimentos fonte de fibra, atividade física e livre de bebida alcoólica e tabaco.
Veja os principais fatores de risco do câncer de cólon:
● Pólipos adenomatosos
90% dos casos de câncer de cólon tem sua origem em pólipos adenomatosos, que com o passar do tempo se alteram até se tornarem tumores malignos. Por isso a importância de realizar exames regularmente e identificar a presença de pólipos para retirá-los antes de evoluir. Esse processo pode durar cerca de 7 a 10 anos.
● Idade
A incidência do câncer de cólon é maior entre pessoas acima de 50 anos, sendo nessa idade recomendado a realização do exame preventivo anualmente.
● Tabagismo e alcoolismo
Apesar de ainda não completamente esclarecida, sabe-se que o consumo frequente de bebida alcoólica e tabagismo aumentam o risco de desenvolver o câncer de cólon. Isso porque o uso dessa substância afeta a saúde do intestino.
● Doença inflamatória intestinal (DII)
Pessoas que já possuem um histórico de doenças inflamatórias intestinais devem acompanhar a saúde do intestino com maior frequência, pois essas doenças estão relacionadas com o câncer de cólon. Manter os exames em dia e acompanhamento médico é fundamental.