Cirurgia Videolaparoscópica Colorretal

Cirurgia videolaparoscópica colorretal

A cirurgia videolaparoscópica retal, ou videocirurgia, se trata de um procedimento cirúrgico em que se utiliza uma técnica para operar através de uma câmera de alta resolução e com instrumentos específicos, capazes de penetrar com maior precisão no local.  

Enquanto realiza a cirurgia, o cirurgião observa o feito através de um monitor de vídeo, capaz de ampliar o tamanho com bastante riqueza de detalhes e exibir de maneira detalhada as estruturas a serem operadas.

Assim, a videolaparoscópica retal é uma cirurgia minimamente invasiva, uma vez que minimiza o trauma causado nas estruturas, pois os acessos para passar os instrumentos são muito menores.

Videocirurgia Colorretal

Após muitos anos de evolução e desenvolvimento de novos aparelhos e métodos, a cirurgia colorretal já é muito mais segura que há anos atrás.

Com cirurgiões cada vez mais treinados, equipamentos modernos e tecnologia, o tratamento de quase todas as doenças colorretais se tornaram muito mais eficazes. Dessa forma, a videolaparoscópica retal se tornou um método bastante aplicado nas doenças do intestino.

Mais indicada para doenças localizadas no intestino grosso, ela oferece inúmeras vantagens. Considerado padrão ouro de tratamento na doença diverticular do cólon sigmóide, também é indicada para doença de Crohn ileocecal, polipose familiar, retocolite ulcerativa e entre outras.

Outro benefício oferecido pela técnica é a recuperação mais rápida após a cirurgia, com menos dor e reintrodução alimentar precoce, possibilitando que o paciente retorne às suas atividades diárias mais rapidamente e sem desconfortos. Além disso, ela possui menor risco de complicações e de mortalidade pós-operatória.

Pacientes obesos e idosos são os mais beneficiados com a técnica videolaparoscópica. Pois ela é capaz de preservar a imunidade e defesa de pacientes, reduzindo o trauma e o estresse cirúrgico.

Os benefícios da cirurgia videolaparoscópica retal vão longe e, lembre-se que para o sucesso desse procedimento, é preciso ser realizada por um médico especializado e treinado para técnica.

×