Tratamento da Diverticulite
Tratamento da Diverticulite
A diverticulite é uma inflamação dos divertículos – que se tratam de pequenas bolsas formadas no intestino, geralmente causados por uma dieta baixa em fibras e constipação. Ao inflamar, alguns sintomas podem surgir, como dor abdominal, febre, vômitos e alteração no hábito intestinal, como diarreia ou constipação.
As principais causas da diverticulite são:
- Envelhecimento, que leva a perda da elasticidade da musculatura do intestino.
- Dieta alimentar pobre em fibras.
- Aumento da pressão na parte interior do cólon;
- Histórico familiar e predisposição genética.
Tratamento da diverticulite
O tratamento da diverticulite pode variar de acordo com o grau da infecção e dos sintomas.
Caso não haja gravidade dos sinais, o tratamento indicado é uma dieta leve e líquida associada a medicamentos como analgésicos e antibióticos. Geralmente esta conduta é o suficiente para melhora do quadro, uma vez que cerca de 80% evoluem para cura após 72 horas.
Caso já esteja mais avançada, ou não responda ao tratamento acima, pode ser indicada a cirurgia para remoção da parte afetada do intestino com os divertículos, realizando drenagem dos abscessos por meio de punção transcutânea, caso eles sejam menores.
A cirurgia para tratamento da diverticulite deve ser programada de acordo com a conveniência, disponibilidade e condições do paciente.
Principais recomendações para prevenir diverticulite e diverticulose
Confira a seguir, algumas medidas que podem ajudar na prevenção da diverticulite:
- Aumentar a ingestão de fibras na dieta, dando preferências a alimentos como cereais integrais, frutas e vegetais. As fibras exercem um papel fundamental no funcionamento do intestino e previne inúmeras doenças intestinais.
- Aliado ao item acima, a ingestão regular de água também é fundamental. Ingira pelo menos dois litros todos os dias para formação do bolo fecal.
- Jamais tome laxantes por conta própria quando apresentar quadros de constipação intestinal.
- A atividade física é uma excelente aliada no bom funcionamento do intestino e de todo o organismo.
Em caso de suspeita ou evolução do quadro, marque uma consulta médica para avaliação.