Cirurgia Robótica Colorretal

Cirurgia Robótica Colorretal

O alto número de pacientes acometidos com câncer de cólon e reto no Brasil a cada ano apenas reforça a importância das medidas de prevenção e conscientização da doença.

O câncer colorretal tem cura caso o tratamento seja feito em tempo hábil, sendo a retirada da porção afetada do intestino a mais eficiente e segura.

Claro que a extensão da área afetada, sua localização e estágio irão determinar o tipo de cirurgia, a gravidade e nível de complicação do procedimento.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, já se tem instrumentos mais precisos e menos invasivos, como é o caso da cirurgia robótica colorretal, indicada principalmente para os casos mais delicados.

Quando a cirurgia robótica é indicada?

Por possuir técnicas minimamente invasivas, as principais indicações da cirurgia robótica colorretal são principalmente para pessoas com a saúde mais debilitada, como obesos e idosos, se tornando uma grande aliada tanto para os médicos quanto para os pacientes.

Muitas pessoas acabam acreditando que a cirurgia é feita por um robô, mas não é o caso. Na verdade, o próprio médico opera por meio de instrumentos multiarticulados, que garantem mais rotação e facilitam movimentos complexos, alcançando regiões que não seria possível serem alcançadas por meio tradicional, além de garantir muito mais precisão aos movimentos. A cirurgia também conta o suporte de uma câmera 3D HD, oferecendo ao médico toda a profundidade e visibilidade necessária para efetuar a cirurgia

Quais as vantagens da cirurgia robótica no câncer colorretal

As vantagens da cirurgia robótica colorretal inclui todas as vantagens da videolaparoscopia, mas também oferece outras, como ser menos invasiva, diminuição da dificuldade técnica, maior precisão nos movimentos, menor risco de complicações e maior alcance.

A câmera 3D HD também beneficia a visão detalhada do tumor e de toda a área ao redor dele, diminuindo também o risco de lesões e possibilitando resultados mais satisfatórios.

Vale relembrar que de forma alguma a cirurgia robótica substitui o médico, sendo fundamental um profissional capacitado para realizar o procedimento e garantir o sucesso da cirurgia e a qualidade de vida do paciente.
×