Diverticulose e Diverticulite

O que é Diverticulose e Diverticulite

Os divertículos são caracterizados como pequenos sacos que se exteriorizam da parede do intestino grosso, e quando há a presença de vários deles, dá-se o nome de diverticulose.

Essa condição é mais incidente em pessoas acima dos 60 anos de idade.

Nos casos em que ocorre uma inflamação ou infecção desses divertículos, é denominado diverticulite. Essa condição acomete cerca de 10 a 25% das pessoas portadoras de divertículos.

A diverticulose e diverticulite também são comumente chamadas de doença diverticular do cólon. Veja a seguir mais detalhes sobre o assunto:

O que causa os divertículos?

Apesar de não ser totalmente esclarecida, a causa mais aceita da doença é uma dieta pobre em fibras.

Populações de países com uma dieta rica em alimentos industrializados e, consequentemente, pobre em fibras, como Estados Unidos e Inglaterra, têm uma maior incidência da doença diverticular.

Assim, é possível perceber que as fibras, presentes em alimentos como verduras, frutas e cereais integrais, têm um papel protetor no intestino, ajudando a manter a fezes na textura ideal e fáceis de serem transportadas pelo intestino, evitando a constipação.

Fezes endurecidas e rígidas exigem mais força do intestino para locomovê-las, aumentando a pressão na região interna do cólon, o que leva a formação de pequenas saculações externas, ou seja, os divertículos.

Caso os restos fecais e bactérias tampem os sacos diverticulares, eles podem inflamar, levando a um ataque de diverticulite.

Quais os principais sintomas da Diverticulose e Diverticulite?

Diverticulose

Os divertículos, de forma geral, não causam qualquer sintoma ou desconforto.

Mas, em número menor de pessoas pode causar cólicas leves, constipação e distensão.

Diverticulite

O principal sintoma da diverticulite é a dor abdominal, além de outros sintomas de infecção, como febre, náusea, calafrios e vômitos.

A intensidade dos sintomas irá variar de acordo com a extensão e grau da infecção.

Por isso, é fundamental consultar um médico em caso de suspeitas, para dar início ao tratamento.

×