Doença hemorroidária

Os mamilos hemorroidários fazem parte da estrutura anatômica dos seres humanos e o conjunto deles (plexos hemorroidários) estão localizados na porção distal do reto e no segmento externo do canal anal.

Já a doença hemorroidária é caracterizada quando esses mamilos acabam inflamando, aumentando de tamanho e exteriorizando, causando desconforto e outros sintomas.

Apesar de não ser esclarecido qual o papel exato do plexo hemorroidário, ele é um importante componente para dar suporte para o fechamento do ânus e para a proteção do esfincter.

Quais as causas da doença hemorroidária?

As causas da doença hemorroidária podem ser diversas, como dificuldade no esvaziamento vascular no momento da evacuação, esforço em excesso aumentando a pressão no canal anal, predisposição familiar, baixa capacidade de fixação da musculatura, entre outros.

Quais são os sintomas da doença hemorroidária?

Os principais sintomas incluem:

● Sangramento
● Protusão
● Coceira na região
● Secreção perianal
● Desconforto anal
● Dores

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da doença hemorroidária pode ser feito através da história clínica e do exame proctológico para avaliação, onde é feita uma inspeção da região perianal, o toque retal e a anuscopia.

A anuscopia pode ser necessária caso o médico queira descartar outras causas para o sangramento, como tumores, doenças inflamatórias intestinais e presença de pólipos.

A doença hemorroidária pode ser tratada com medidas simples, como mudanças alimentares e comportamentais, uso de medicamentos específicos e até intervenção cirúrgica.

Vale ressaltar que é importante realizar uma consulta médica para avaliar a conduta mais adequada para tratamento.

×